A REFORMA PROTESTANTE
Entre os Séculos XV e XVI, há um período de transição marcado por acontecimentos extraordinários e que serve de fecho à idade média e início à idade moderna. Agita-se o mundo todo num despertar espontâneo para uma vida nova. São desse tempo as grandes invenções e as grandes descobertas. Em correspondência com a renascença nas letras, assinala-se a reforma na religião, que com a liberdade de consciência, coroa e completa todos os maravilhosos movimentos sociais, políticos e científicos da época. Cometem um grande absurdo e uma clamorosa injustiça, os que têm todos os louvores para a renascença nas letras e nenhum para a renascença na religião. Porque, para a felicidade do homem, a força intelectual da renascença seria inútil sem a força moral da Reforma.
Aparecera em 1517, na Alemanha, um representante da cúria papal, Tetzel, que com o fim de angariar fundos para a construção do Templo de São Pedro em Roma, apregoava a venda de indulgências assim: “Logo que a moeda retine no fundo do cofre, a alma salta para o céu.” Outro Monge, Martinho Lutero, revolta-se com essa especulação indigna das coisas religiosas e diz: “Hei de fazer um buraco neste tambor”. E Fez. No dia 3l de outubro, véspera do dia de todos os santos, pela manhã, quando a cidade estava cheia de peregrinos, ele afixa na porta da Igreja as noventa e cinco teses contra as indulgências.
Mas o comércio das indulgências não foi a causa, senão a ocasião da Reforma. O mal era antigo, já a muito solapando os alicerces da igreja e atingira o centro da organização eclesiástica. O espírito profano e a política de interesses dominaram inteiramente a instituição Romana. Deturpada a Palavra de Deus com doutrinas anti-Cristãs, ela foi eliminada até dos púlpitos, onde sermões a respeito dos santos substituíram a prédica do Evangelho. A ausência do ensino Bíblico e a presença do Sacerdotalismo, resultaram na penetração do mundanismo no seio da Igreja, na desmoralização e impureza do Clero e numa frieza e indiferença espiritual por parte de muitos.
Não é suficiente conhecermos a Reforma apenas como um fato histórico. É preciso também reconhecê-la como sendo um despertamento de Deus para o seu povo, que tem se entregado continuamente aos vícios e aos prazeres carnais.
Meus irmãos, apesar de muitos acharem que a Reforma foi algo necessário apenas no século XVI, nós a vemos como algo real e presente também hoje, pois o espírito da Reforma não pode ser apagado dos nossos corações. É preciso hoje, fazer uma reforma nos valores Éticos, Morais e Espirituais e resgatarmos a verdadeira espiritualidade da Igreja do Senhor. Sejamos uma Igreja comprometida com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra. Que nós, como filhos e herdeiros da Reforma, possamos viver vida reta e dentro dos propósitos esboçados por nossos reformadores.
Rev. Geraldo Silveira Filho
LITURGIA
“O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”. Hc 2:20
Prelúdio
DEUS ETERNO
* Hino 18 – Deus dos Antigos
* Salmo 78:1 a 8
* Oração de Adoração
DEUS FIEL
Lamentações 3:18 a 26
Hino 32 – O Deus Fiel
Orações Silenciosas
Oração de Confissão
DEUS PODEROSO
Efésios 3:14 a 21
* Cânticos: 134 – Quem Pode Livrar
64 – Quem é Deus
38 – Santo é o Senhor
DEUS PROVEDOR
Hino 62 – Hino de Gratidão
Dízimos e Ofertas
Oração de Gratidão
DEUS FORTE E PROTETOR
Oração Pastoral
Leitura e Mensagem: Rev. Geraldo Silveira
* Hino 155 – Castelo Forte
* Oração e Bênção
Poslúdio
* Congregação em pé.
O ELEFANTE NÃO SABE
Um elefante pode facilmente levantar uma tonelada com a sua tromba. Mas, você que já visitou um circo, deve ter percebido como aquelas imensas criaturas parecem imóveis, atadas apenas a um pedaço de madeira.
Isso acontece porque enquanto pequeno, o elefante fica preso a uma pesada corrente amarrada a uma estaca de madeira fincada bem fundo no chão. Assim, por mais que ele tente, não consegue arrebentar a corrente, nem mover a estaca. Dessa forma, não importa quanto cresça, ele continuará acreditando que não pode se mover porque está preso àquele pequeno pedaço de madeira.
Muitos seres humanos, adultos e inteligentes, agem como um elefante de circo. São restritos em seus pensamentos, ações e resultados. Nunca vão além da auto-limitação imposta por eles próprios. Isso pode estar acontecendo com você ou com a sua vida bem agora. Olhe ao seu redor e veja se não está preso a pequenas estacas criadas por velhos hábitos.
Solte-se! Reforme velhos conceitos e procure tirar o maior proveito possível daquilo que Deus lhe dá a chance de aprender. Ele faz isso todos os dias. A gente é que se recusa a enxergar.
Transcrito: Jornal A Fogueira AEA/97
VIDA COMUNITÁRIA
POR QUEM ORAMOS:
Enfermos: Abdallah Naoum, Aída Ribeiro, Ana Cristina Rabelo, Ângela Naoum, Sr. Arlindo (Pai do Willian), Coraci Prudente, Cristina Quinan, Eliane Quinan, Glória Correa, Heloisa Miranda, Irene Veloso, Liliana S. S. Silveira, Magda (mãe da Fabíola), Marlene Veloso, Mary Naoum Georges e Rafael (primo da Fabíola).
Outros: Missionários e Seminaristas, Seminário Presbiteriano Brasil Central, Michele e Thais Quinan.
Igreja: Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos, Famílias da Igreja.
VISITANTES – Esteve nos alegrando com sua presença no domingo passado: LARA SOARES DINIZ e MARCO AURÉLIO F. ROCHA.
Prezado Visitante – A você que já é membro de outra Igreja Evangélica, a nossa gratidão por sua visita. A você que está à procura de uma vida mais próxima de Deus, colocamos a nossa comunidade a sua inteira disposição, esperando vê-lo em nosso meio outras vezes.
AVISOS
PASTOR EM VIAGEM
No próximo domingo, dia 04, o pastor estará em São Paulo. Estará conosco o Rev. José Carlos Potenciano. Os nossos agradecimentos ao Pastor Potenciano.
SAF
Campanha do Livro Literário para crianças – A SAF está hoje, dia 28, arrecadando livros literários e evangélicos. Participe você também.
Retiro das Mulheres da SAF – Não se esqueçam, será quinta, dia 29/11.
Revista da SAF – faça já a sua inscrição. Informações na Secretaria da Igreja.
CORAIS – Ensaios:
Adolescentes: segunda (29/10) – 19h
Adultos: sexta (02/11) – recesso
Crianças: sábado (03/11) – recesso
GRUPOS DE ESTUDO
ESTUDO DO CATECISMO MENOR
29/10 – segunda – 20h15 – residência do irmão Antônio Alex, sob orientação do pb. Joel G. Costa.
ESTUDO NO LIVRO DE 2 TIMÓTEO
30/10 – terça – 20h – residência dos irmãos pb. Georges Jr e Fabíola, sob orientação do pb. Georges Jr.
PANORAMA BÍBLICO
31/10 – quarta – 20h – na Capela, sob orientação do pb. Pedro Prudente.
EVANGELHO DE MATEUS
31/10 – quarta – 20h30 – residência dos irmãos pb. Georges e Ângela, sob orientação do pb. Elon Gonçalves.
ANIVERSARIANTES 28/10 a 03/11
28/10 – Julie Naoum
01/11 – Tiago Nince Ramos
02/11 – Matheus A. Naoum
03/11 – Caroline N. Homsi
MOMENTO MISSIONÁRIO
Oremos pelo pastor Silas de Lima, missionário das Novas Tribos do Brasil, que estará se reunindo nesta próxima 2.ª feira com a Associação Indígena APIWATA, quando deverão ser tomadas decisões importantes. A Associação Indígena APIWATA necessita urgente de um médico que tenha um chamado missionário!
TRABALHOS SEMANAIS
Domingo – dia 28/10:
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto
Segunda – dia 29/10:
Reunião de Oração da SAF – 15h
Estudo Bíblico – 20h15 – residência Antônio Alex
Terça – dia 30/10:
Tarde & Arte – 14h
Estudo Bíblico – 20h – residência pb. Georges Jr e Fabíola
Quarta – dia 31/10:
Reunião de Oração – 19h
Estudo Bíblico – 20h
Estudo Bíblico – 20h30 – residência pb. Georges e Ângela
Domingo – dia 04/11:
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto e Santa Ceia
Maiores informações na secretaria da Capela, ou pelo telefone 324-7047.