MISSÃO DE INTERCEDER
“A grande tragédia da vida não são as orações não respondidas, mas as que não foram feitas”. (F.B. Meyer)
Tenho me convencido mais e mais a cada dia, que é impossível dissociar o viver do cristão de uma prática responsável e constante da oração.
Nenhum fruto do trabalho de nossas mãos se concretizaria, caso o Senhor de antemão não o houvesse planejado e executado. Cabe a nós permanecermos numa constante busca de santificação e comunhão com o Pai, para que Seus desígnios se nos apresentem de forma clara, orientando-nos quanto ao nosso proceder em cada situação.
Agora no início de novembro um grande homem de fé, eu diria, um verdadeiro herói da fé, pastor nosso, presbiteriano, que foi chamado e vocacionado por Deus para servi-Lo como missionário em uma outra nação me ligou, para relatar o que havia ocorrido. Ao voltar para sua casa, foi abordado por quatro radicais ultranacionalistas que covardemente o espancaram enquanto sua esposa gritava pedindo ajuda. Os vizinhos se espreitavam pelas portas e janelas, mas ninguém fez nada. Não é a primeira vez que ocorre uma situação como esta. O fato é que aquelas pessoas e outras tantas odeiam o pastor por 3 motivos: 1) porque é cristão 2) porque é estrangeiro 3) porque a cor de sua pele é diferente da deles.
Como líder da missão me preocupo muito com todos os missionários e numa situação como esta preciso sempre oferecer a opção de saída emergencial do campo ou coisa parecida. Contudo, ele sempre me diz a mesma coisa: ‘’Reverendo, eu não vim pra cá fazer turismo, nem muito menos passar uma temporada. Deus mandou que eu entregasse toda a minha vida em favor deste povo e eu pretendo viver aqui o resto dos meus dias”.
Alguns o taxam de ‘’louco’’ mas eu sei porque ele está lá, é porque ele conhece o seu Senhor e jamais ousaria contraria-Lo.
E quanto a nós? Alguns de nós oram todos os dias, outros 3 ou 4 dias por semana, outros aos domingos… Uns oram por si mesmos, outros por seus parentes mais próximos, outros por seus irmãos da igreja. Cabe aqui uma pergunta: a oração precisa estar limitada a um espaço físico ou ao fato de eu conhecer pessoalmente ou não uma pessoa?
Convivo quase diariamente com situações similares a que relatei. Sinto-me impulsionado a convidar você a reavaliar e redimensionar sua vida de oração. Será que tenho me lembrado de interceder por alguém que não está perto de mim? Será que tenho sido fiel em orar por aqueles com os quais me comprometi? Será que eu já entendi o verdadeiro valor de uma vida de oração?
Aprecio a visão que Calvino tinha da oração e cabe aqui repetir algumas de suas palavras: “Deus não pode renunciar a seu atributo de ouvir a oração, tanto quanto ao atributo de sua existência”. Deus ouve a minha e a sua oração. Invista sua vida na oração e conheça mais a Deus e o Seu poder.
Rev. Marcos Agripino
LITURGIA
Prelúdio
Adorando e Louvando ao Deus Criador
* I Crônicas 29:10 a 14
* Hino 16 – Louvor a Deus
* Oração de Adoração
Quebrantando-nos perante o Senhor
II Crônicas 7:11 a 16
Hino 68 – Necessidade
Oração de Confissão
Louvor e Gratidão ao Senhor
* Cântico 98 – Minh’alma Engrandece ao Senhor
86 – Tu Estás Assentado
67 – Oh Que Prazer
Consagrando o que é do Senhor
Hino 61 – Ações de Graças
Dízimos e Ofertas
Oração de Gratidão
Ouvindo a Sua Palavra
Oração Pastoral
Leitura e mensagem: rev. Geraldo
Seu serviço é santo
* Hino 148 – Oração Noturna
* Oração e bênção
* Hino 299 – Renovação
Poslúdio
- Congregação em pé.
VIDA COMUNITÁRIA
ENFERMOS E CONVALESCENTES
Anísio (pai do dc. Djalma); Bráulio (primo da Fabíola); Carminha Prudente; Heloisa Miranda; Joaquim (pai da Sra Ângela Naoum); Josefina (irmã do Sr. Jonas); Lídia, Cristina e Eliane Quinan; Marcilene Ramos; Terezinha (mãe do pastor), Ema (Avó da Liliana), Maria das Graças (funcionária) e Rosa Falluh.
IGREJA
Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias.
OUTROS
Missionários e Seminaristas; Seminários.
ANIVERSARIANTES – 17 a 23/11/2002
17 – Rosana Silva Barbosa;
19 – Abilene Machado Teixeira.
AVISOS
CADA DIA NATAL
Mais que um cartão de natal! Você que deseja enviar um cartão de natal para um amigo, adquira Cada Dia Natal. Procure o diácono de plantão e adquira o seu Cada Dia Natal.
CEB (Centro de Estudos Bíblicos)
Começa nesta terça, dia 19, aqui na Capela, das 19h30 às 22h, o 7.º módulo do CEB. Tema: “Espiritualidade” com o Rev. Geraldo Silveira Filho.
GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER
18/11 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos George e Grace.
ESTUDO NO LIVRO DE ROMANOS
19/11 – terça – 20h – residência dos irmãos pb. Georges Junior e Fabíola.
ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS
20/11 – quarta – 20h15 – Capela.
GRUPO DE VISITAÇÃO
21/11 – quinta – 20h – residência dos irmãos dc. Ramez e Simone.
CORAL- Ensaio:
Segunda-feira às 19h00.
DIA MUNDIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS
É comemorado na última quinta-feira do mês de novembro o Dia Mundial de Ação de Graças. Em comemoração teremos no dia 28 um Culto especial. Participe!
APMT
Pedimos aos irmãos que adquiriram os cofrinhos da APMT que tragam suas ofertas para serem enviadas a APMT.
MOMENTO MISSIONÁRIO
A IGREJA NA CHINA – O cristianismo chegou à China por intermédio de missionários procedentes do Oriente Médio em 635 d.C.. O número de cristãos hoje é estimado em cerva de 70 milhões de pessoas. A vida da igreja é marcada por um paradoxo. Embora seja rica, vibrante, permeada de renovação e cresça em ritmo acelerado, ao mesmo tempo é perseguida e extremamente carente de recurso e treinamento. Estima-se que 50 milhões de cristãos chineses ainda esperam por sua Bíblia e, sem a posse da própria cópia das Escrituras, muitos são presas fáceis de heresias e falsos ensinamentos. Além disso, há conflitos entre os líderes cristãos. Acredita-se que atualmente a pior tentação enfrentada pela igreja chinesa seja o materialismo, particularmente, dentro do contexto da explosão econômica do país. Restrições – o registro das igrejas é obrigatório e a evangelização é proibida fora das comunidades registradas. A evangelização de jovens com menos de 18 anos de idade não é permitida e pastores podem ser presos e sentenciados a campos de trabalhos forçados. Pedido de Oração: oremos pelos líderes cristãos que enfrentam noites de insônia e separação de suas famílias, reuniões secretas e risco de prisão a fim de pastorear seu rebanho.
TRABALHOS DA SEMANA
Domingo
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto
Segunda
14h30 – Reunião de Oração da SAF
20h15 – Estudo Bíblico
Terça
14h00 – Tarde & Arte
19h30 – CEB – centro de Estudos Bíblicos
20h00 – Estudo Bíblico
Quarta
19h00 – Reunião de Oração
19h30 – CEB – centro de Estudos Bíblicos
20h15 – Estudo Bíblico
Quinta
19h30 – CEB – centro de Estudos Bíblicos
20h00 – Grupo de Visitação
Sexta
19h30 – CEB – centro de Estudos Bíblicos