“Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”  Gn 2:18.

O casamento é uma instituição divina, preservada pelo próprio Deus para a felicidade do homem  e da mulher. Após ter criado o homem, Deus percebeu que não era bom que o homem estivesse só. Ele então cria a mulher para ser a auxiliadora idônea. Foi Deus quem celebrou o primeiro casamento, unindo Adão e Eva, e, Deus ensina ao homem a deixar pai e mãe e se unir em casamento com sua mulher tornando-se os dois uma só carne. Gn 2:24.

Embora o pecado tenha trazido consequências terríveis para a existência humana,  sabemos que Deus continua com seu eterno propósito de abençoar homem e mulher quando se casam. O propósito de Deus permanece o mesmo e para que sejamos abençoados em nosso casamento devemos observar alguns princípios dados por Deus que promovem o nosso bem estar em família.

É imperioso que edifiquemos nossos lares tendo confiança absoluta em Deus. Não há dúvidas de que a causa de contendas, brigas, discórdias, infidelidade nos casamentos é a ausência do temor de Deus no coração humano. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11:6. E se desagradamos a Deus com a incredulidade não há como receber suas bênçãos em família. “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Sl 127:1. Se Deus não é Senhor do nosso lar é inútil o esforço empreendido baseado em recursos próprios e méritos pessoais. “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos”. Sl 128:1. A Promessa do nosso Deus de uma vida bem sucedida é feita aos crentes fiéis e obedientes. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. 1 Jo 5:4.

Da mesma forma precisamos edificar nossos lares tendo esperança no nosso coração. Sabemos que nos dias atuais existem forças que querem destruir a família. Estamos rodeados de circunstâncias adversas como desemprego, doença, rebeldia dos filhos, violência, infidelidade. Tudo parece contribuir para o desânimo e o desespero. Mas os que esperam no Senhor sabem que Deus pode mudar as situações por mais adversas que pareçam ser. “Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”. Ef 3:20. Em vez de desesperarmos diante dos problemas, nós vamos esperar no socorro e no livramento que provém de Deus. Temos uma viva esperança firmada em Deus que opera no tempo certo em nosso favor.

Finalmente, podemos edificar os nossos lares tendo amor intenso para como os nossos familiares. O amor é o dom supremo de Deus dado ao homem capacitando-o a viver em comunhão em sua família. Amor que é manifesto em palavras e em ações. Ele é paciente, sabe esperar, perdoa, suporta, confia, evita a ira e o ressentimento, é bondoso e gentil. Este amor jamais acaba. 1 Co 13:4-8. Ele é aperfeiçoado na vida de quem conhece a Deus, ama a Deus e quer servir a Deus. Tudo se torna mais simples e mais fácil com amor no lar.

Deus nos criou para constituirmos famílias felizes, lares abençoados. Obedeçamos à instrução da sua Palavra edificando nossos lares com fé, esperança e amor.

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

LITURGIA

 

ADORAÇÃO

* Salmo 134

* Hino 47 – Louvor e Glória

* Oração de Adoração

CONTRIÇÃO

Romanos 3:21-31

Oração de Confissão

Hino 150 – Salvação perfeita

LOUVOR

* Cântico 05 – Ao Único que é Digno

* Cântico 63 – O Espírito do Senhor Deus

Dízimos e Ofertas

Hino 312 – Há Trabalho Certo

Oração de Gratidão

INTERCESSÃO

Oração de Intercessão

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Rev. Natanael

DEDICAÇÃO

* Hino 177 – Firme nas Promessas

* Oração e Bênção

Tríplice Amém

Pósludio

* Congregação em pé

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

ENFERMOS

 

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas”. (João 11:3)

 

Alba (irmã da Beta); Ângela Layser; Rev. Aristeu de Oliveira Pires; João Vitor (sobrinho da Estela); Josefina (irmã do Dc. Jonas); José Miguel (pai do Edinaldo); Rev. Luiz Roberto F. de Mattos; Rogério Brito; Rev. Saulo de Castro e Simão F. da Cunha (Tio da Janete).

 

CONVALESCENTES E EM RECUPERAÇÃO

Carminha Prudente; Isabela (filha do Pb. Elon); Meire (sobrinha do Dc. Jonas); e Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).

 

IGREJA

Eleição Pastoral; Liderança; Famílias; Disque Paz; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo e de Visitação; Escola Dominical; Ministério de Casais.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

ANIVERSARIANTES – 30/05 a 05/06/2004

30/05 – Hans Johann Herold

31/05 – Adhemar Sabino Feliz

01/06 – Raphael A. Teixeira

03/06 – Lóide Oliveira Sallum

 

AVISOS

 

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

31/05 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos dc. Ramez e Simone.

ESTUDO NO LIVRO DE 2.º CORÍNTIOS

01/06 – terça – 20h00 – residência dos irmãos pb. Georges Jr e Fabíola.

ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS

02/06 – quarta – 20h15 – Capela.

GRUPO DE VISITAÇÃO

Toda quinta realizamos visitas; aqueles que desejam se envolver com este ministério poderão estar na porta da Capela às 19h30.

REUNIÃO DOS JOVENS E ADOLESCENTES

No próximo sábado, dia 05, às 20h, teremos nossa reunião de jovens e adolescentes. Participe dos momentos de oração, louvor e estudo da Palavra.

ELEIÇÃO PASTORAL

O Conselho da Capela convoca a Assembleia Geral Extraordinária para reunir-se no dia 20 de junho para eleição de pastor. Os membros Comungantes podem fazer indicações de nomes para concorrerem ao pastorado da Capela, entregando suas indicações escritas e assinadas ao Conselho até o dia 30 de maio.

CONSELHO

No próximo domingo, após o encerramento da Escola Dominical, teremos a reunião do Conselho da Capela. Para esta reunião estão convocados todos os presbíteros e diáconos eleitos e reeleitos pela Assembleia Geral Extraordinária da Igreja.

SANTA CEIA

No próximo domingo, por ocasião do Culto Divino, teremos o privilégio de participarmos da Santa Ceia. Preparemo-nos para participarmos dignamente da Ceia do Senhor.

ESTACIONAMENTO

O Conselho da Capela alugou o estacionamento ao lado. Os irmãos poderão estacionar os seus veículos nos horários da Escola Dominical e Culto à noite.

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

Domingo

8h30 – Reunião de Oração

9h00 – Escola Dominical

19h30 – Culto

Segunda

20h15 – Grupo de Estudo Bíblico

Terça

20h – Grupo de Estudo Bíblico

Quarta

19h00 – Reunião de Oração

20h15 – Grupo de Estudo Bíblico

 Quinta

19h30 – Grupo de Visitação

Sexta

20h00 – Encontro de Famílias

Sábado

20h – Reunião de Jovens e Adolescentes

X