“Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.” At 10.34,35.

 

Uma das realidades predominantes nos dias em que Jesus viveu na terra era o preconceito racial existente entre os judeus, especialmente contra os samaritanos e contra os romanos. Quando Jesus estava de viagem para Jerusalém enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. Os samaritanos não o receberam porque perceberam que ele era judeu e estava indo para Jerusalém. Tiago e João perguntaram a Jesus: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois]. [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.] E seguiram para outra aldeia.” Lc 9.54-56. Os judeus fazendo oposição a Jesus certa vez lhe disseram: “Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio.” Jo 8.48. Uma mulher samaritana, moradora de Sicar cidade samaritana, em conversa com Jesus lhe diz: “Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?” Jo 4.9. O preconceito do judeu não era somente contra os samaritanos, mas também contra aqueles que não eram judeus. Estes eram tidos como gentios.

O apóstolo Pedro é chamado para ir à casa de um centurião romano que morava em Cesaréia e chamava Cornélio. O centurião tinha sob a sua liderança cem soldados romanos. Pedro sendo judeu entendia que não deveria entrar na casa de um gentio. Deus vai mostrar a Pedro que ele não faz acepção de pessoas. A salvação não é só para o judeu, mas também para os gentios. Pedro reconheceu, por verdade que Deus não faz acepção de pessoas. Ele vai a casa de Cornélio e anuncia o Evangelho a Cornélio e a todos que estavam reunidos em sua casa. Ouvindo eles o Evangelho, o Espírito Santo é derramado sobre os gentios e eles são convertidos e batizados.

O Senhor Jesus não permitiu que Tiago e João pedissem fogo do céu para consumir os samaritanos. O Senhor Jesus não rejeitou a mulher samaritana, mas lhe ofereceu água viva. O apóstolo Pedro compreendeu que Deus ama o judeu e o gentio e salvação não é exclusiva para o judeu, mas os gentios também são salvos pela graça de Deus. Vivemos o preconceito racial e predominam atitudes cruéis de um grupo contra o outro só porque não nasceram no mesmo país. Recentemente vimos o embate bélico entre Israel e os Palestinos, fruto de um ódio que é nutrido de ambas as partes, por muitos anos. Assim como Tiago, João e também o apóstolo Pedro precisamos aprender que Deus não faz acepção de pessoas. Ele ama e salva judeus e gentios, e, por isso, devemos amar os estrangeiros e anunciar-lhes o Evangelho da graça de Deus.

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

ADORAÇÃO

*Salmo 63.

*Hino 16 – Louvor a Deus

*Oração de Adoração  

 

CONTRIÇAO

Salmo 42.

Oração de Contrição

Hino 170 – Redentor Onipotente

 

CONSAGRAÇÃO

Dízimos e ofertas

Hino 42 – O Grande Amor de Deus

Oração de Gratidão

 

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Rev. Natanael

 

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

 

DEDICAÇÃO

Hino 250 – A Voz de Jesus

 

* Tríplice Amém

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

 

AVISOS

 

 

 

REUNIÃO DO CONSELHO

Hoje haverá reunião do Conselho da Capela, após o encerramento da Escola Dominical. Todos os presbíteros estão convocados.

 

SANTA CEIA

Hoje à noite, por ocasião do Culto Divino, teremos o privilégio de participar da Ceia do Senhor. Preparemo-nos para participarmos dignamente da Santa Ceia.

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”  (João 11.3).

 

  1. Geni (irmã da D. Nenê); Aurisan (João Maranhão); Alessandro (sobrinho D. Nenê); D. Glaúcia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else); D. Olga (mãe do Renner).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

06 – Talytha da C. C. Sallum

08 –  Patrícia Regina A. Galdeano

10 – Ana Inês M. B. Hajjar

10 – Rosana M. B. Abrahão

10 – Márcia Aparecida Barra

12 – Pb. Djalma M. de Lima

12 – Leila Aparecida Silva

12 – Rebecca Taylor de OLiveira

 

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

10 – Donne Yuri Marques e Juliana

15 – Welberthy da Cruz e Angra

 

TESOURARIA: 30/05/2021

Dízimos Recebidos

05 – 10 – 22 – 23 – 25 – 28 – 32 – 37 – 38 – 42 – 75 – 76 – 81 – 83 – 90 – 102 – 113 – 115.

 

Ofertas Recebidas

10 – 22 – 23 – 75 – 76 – 132.

 

 

06/06/2021 – HOJE                                          

 

Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,

                 Elias, Liliomar, Matheus

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Joel 

 

Grupo de Louvor: Dc. Elias

 

 

13/06/2021 – PRÓXIMO DOMINGO

 

Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,

                 Luciano, Michel, Pedro

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Georges Jr.

 

Grupo de Louvor: Coral

X