As Marcas do Verdadeiro Cristão

Dentre as muitas crises que a igreja está vivendo nos nossos dias, podemos dizer que a principal delas é uma terrível e profunda crise de identidade. No meio desse milk-shake religioso que se tornou o cristianismo de nossos dias, poucos sabem dizer com um certo grau de lucidez quais são as marcas do verdadeiro cristão.

Para a maioria de nós (cujos critérios são estreitos, limitados e deformados demais), o crente pode ser facilmente conhecido por seu largo conhecimento bíblico, pelo assentimento de algumas verdades cardeais da fé cristã, pela habilidade de articular corretamente algumas teologias com as quais nos identificamos e pelos vínculos eclesiásticos (igrejeiros) aos quais esteja ligado. Mas seriam essas as verdadeiras credenciais que nos autenticam como filhos de Deus? Seriam essas as marcas indeléveis que o cristianismo deixa na vida de uma pessoa alcançada pelo Evangelho de Jesus? Toda a proposta que o cristianismo traz para as nossas vidas se exauriria neste estereótipo?

Não! Segundo os critérios eternos do Senhor Jesus, estas rasas e epidérmicas características pouco ou nada representam do verdadeiro caráter dos seus discípulos. Um filho de Deus não se demonstra pela exuberância de seu conhecimento doutrinário, pela anuência de verdades teológicas e pelo papagaiar das mesmas; nem muito menos por sua assiduidade aos cultos ou pelo seu nome constar no rol de membros da igreja a que pertença. Segundo Jesus, um verdadeiro filho de Deus se faz conhecer por duas marcas insofismáveis:

  1. a) A atitude de obedecer a Palavra de Deus. “Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é Meu irmão, irmã e mãe” (Mateus, 12.50). A despeito de todos os estereótipos, as tatuagens, os clichês, os rótulos dos quais nos servimos para assegurar a nossa filiação a Deus (e a dos outros), a única garantia que temos de pertencer à Sua família é se de fato fazemos a Sua vontade.

Por isso haverá muitas surpresas naquele dia em que todos forem citados à presença de Deus para o ajustamento de contas final. Muitas surpresas terão os religiosos que se julgam isentos de toda e qualquer possibilidade de julgamento, quando vierem a ser encarados, confrontados, iluminados à luz da Palavra do Senhor e de Sua vontade, e forem encontrados em flagrantes e terríveis contradições e incoerências com a mesma durante todo o curso de suas vidas. A estes, o Senhor dirá: “…nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”, “(…) nem todo o que diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus” (Mateus, 7.23, 21). Estavam tão preocupados com os estereótipos que se esqueceram do principal: fazer a vontade de Deus e viver de acordo com a Sua Palavra. Acercaram-se de falsa esperança; deixaram-se iludir por sinais sub-produzidos por uma falsa religiosidade que paradoxalmente os estava afastando do Senhor e de Sua vontade.

  1. b) O amor para com o próximo. “Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João, 13.35). A outra marca que autentica a nossa filiação divina é o amor para com o próximo. “Nisto conhecerão…” – não nos jargões que dizem, nas roupas que vestem, nas verdades que afirmam, não nas pseudo-santidades que ostentam, mas simplesmente nisto: AMOR. No amor que nos leva a solidarizar com os menos favorecidos; que nos inquieta ante a dor do irmão; que nos faz perder o sono por causa daqueles que não têm um teto onde possam dormir; que nos abre os olhos pra enxergar o sofrimento das prostitutas, dos drogados; que nos abre os ouvidos para ouvir o clamor do menor abandonado, dos meninos e das meninas de rua; que nos faz repensar a nossa visão mesquinha de riqueza, a partir da qual nos tornamos mais pobres – quando em nossa omissão milhares de inocentes são ceifados pelas mazelas deste mundo cruel. E nos tornamos mais ricos quando, em nossa disposição de abdicar de bens, nos engajamos nos grandes mutirões humanitários em defesa daqueles perecem no lodaçal da desesperança.

Sim, só esse amor, jungido à obediência Palavra de Deus (fruto de um coração transformado por Cristo) pode nos estimular a ter uma certeza humilde de nossa salvação. Portanto, neste momento toldado da história, quando o cristianismo está sendo reduzido a uma meia dúzia de conceitos e palavras de impacto, vale pensar se estamos de acordo as marcas que a Palavra nos dá do verdadeiro cristão.

Que Deus nos abençoe.

 

 

Rev. José Kleber Fernandes Calixto – IPB Ibiá – MG

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

Adoração

* Colossenses 1:13 a 22

* Hino 19 – Rei Sublime

* Oração de Adoração

 

Contrição

I João 1:5 a 2:6

Cântico “Se Confessarmos os Nossos Pecados”

Orações silenciosas

 

Louvor

* Cântico 75 – Como a Corça

91 – A Glória Pertence ao Senhor

92 – Ame ao Senhor

 

Consagração

* Hino 60 – Ofertório

* Dízimos e Ofertas

 

Edificação

Leitura e mensagem: Rev. Geraldo Silveira Filho

 

Serviço

* Hino 105 – A Certeza do Crente

* Oração e benção

* Hino 6 – Doxologia

 

Poslúdio

 

 

* Congregação em pé.

 

 

 

 

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

ENFERMOS E CONVALESCENTES

Anísio (pai do dc. Djalma); Bráulio (primo da Fabíola); Carminha Prudente; Ema (Avó da Liliana); Heloisa Miranda; Joaquim (pai da Sra Ângela Naoum); Josefina (irmã do Sr. Jonas); Lídia, Cristina e Eliane Quinan; Maria das Graças (funcionária); Marcilene Ramos e Terezinha (mãe do pastor).

IGREJA

Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias.

OUTROS

Missionários e Seminaristas; Seminários.

ANIVERSARIANTES – 24 a 30/11/2002

27 – Eduardo Naoum Georges;

28 – José Darci Caixeta;

30 – Laís Siqueira Machado.

 

 

AVISOS

 

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

Na próxima quinta (28/11) será realizado o Culto pelo dia Nacional de Ação de Graças. Todos devem participar deste momento de Gratidão a Deus. Ao virmos para este Culto, deveremos trazer uma oferta de gratidão a Deus que será revertida para a cesta de Natal de alguma Entidade Beneficente. O que trazer:

Crianças: 1 pacote de bolacha;

Adolescentes/Jovens: 1 Suco (vidro ou caixa)

Adultos: 1 lataria (Conserva ou doce).

Vamos fazer o natal de alguém mais feliz.

 

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

25/11 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos dc. Ramez e Simone.

ESTUDO NO LIVRO DE ROMANOS

26/11 – terça – 20h – residência dos irmãos Pb. Georges Junior e Fabíola.

ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS

27/11 – quarta – 20h15 – Capela.

 

TARDE & ARTE

Festa de Encerramento – terça, 26/11, às 14h30;

Exposição dos trabalhos – quinta, 28/11, às 20h.

 

APMT

Pedimos aos irmãos que adquiriram os cofrinhos da APMT que tragam suas ofertas para serem enviadas a APMT.

 

FRALDAS NO VARAL

Nasceu nesta segunda, dia 18, o pequeno Daniel, filho de nossos irmãos Lisboa e Neuva. Que Deus abençoe os pais e o pequeno.

 

CONSELHO

Reunião – próximo domingo (01/12), após a Escola Dominical.

 

CORAL- Ensaio:

Adultos: hoje, após a ED e amanhã, às 19h.

 

CADA DIA NATAL

Mais que um cartão de natal! Você que deseja enviar um cartão de natal para um amigo, adquira Cada Dia Natal. Procure o diácono de plantão e adquira o seu Cada Dia Natal.

 

 

 

MOMENTO MISSIONÁRIO

 

EVANGELISTA! EU? – Genericamente falando, há duas classes de crentes; a classe indiferente à ação evangelística e aquela apaixonada pelo evangelismo. Quero analisar com você a 1.ª classe. Se você está na 1.ª classe pode ser que ainda não tenha de fato vindo para o Senhor Jesus em completa entrega e gratidão. Pode ser também, embora já tenha se rendido a Jesus, ainda não se tenha dado conta de que seus amigos e parentes irão para o inferno, caso não conheçam Jesus como seu Senhor e Salvador. Talvez, também você não os ame o bastante para querer vê-los experimentando o amor perdoador de Jesus que conduz ao céu. Se você diz que os ama, que tipo de amor é este que não se demonstra no desejo de vê-los morando no céu com você? Seu amor por eles o leva a deixá-los na ignorância que lhes custará o destino eterno de suas almas nas trevas ou você os ama a ponto de desejar e estar disposto a fazer tudo que estiver ao seu alcance para que conheçam Jesus e desfrutem o céu eternamente com você?

…Continua no próximo Boletim

Carta do Miss. da APMT José Roberto P. Carvalho

 

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

Domingo

8h30  – Reunião de Oração

9h00  – Escola Dominical

19h30 – Culto

 

Segunda

14h30 – Reunião de Oração da SAF

20h15 – Estudo Bíblico

 

Terça

14h00 – Festa de Encerramento do Tarde & Arte

20h00 – Estudo Bíblico

 

Quarta

19h00 –  Reunião de Oração

20h15 – Estudo Bíblico

 

Quinta

20h00  – Culto de Ações de Graças

X