“Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.” Gn 6.5,6.

 

O Livro de Gênesis em seus primeiros dois capítulos mostra-nos a maneira sábia e poderosa com que Deus criou todas as cousas. Em seis dias, Deus criou os céus e a terra e tudo que neles há. “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia. Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.” Gn 1.31-2.1. Tudo o que Deus criou é muito bom e o próprio Deus observando toda a criação viu que era muito bom. De um modo perfeito e admirável Deus fez todas as cousas muito bem e tudo foi criado para o louvor da sua glória.

Tendo criado o homem a sua imagem, conforme a sua semelhança, o Senhor Deus plantou um jardim no Éden. “Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” Gn 2.9. O Senhor Deus tomou ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. No Éden, Deus deu ao homem a seguinte ordem: “De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gn 2.16,17. O homem e sua mulher ouviram a voz do diabo e em vez de crerem na verdade de Deus preferiram acreditar na mentira do diabo desobedecendo a ordem que Deus lhes dera de não comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Com a queda dos nossos primeiros pais o pecado não só se fez presente na vida deles, mas em toda a sua descendência. Todos os homens herdaram a natureza pecaminosa, e por isso, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Os homens foram se multiplicando cumprindo a ordem de Deus de crescer e multiplicar. Também a maldade do homem se multiplicou na terra e era continuamente mau todo desígnio do coração humano. O que era muito bom, agora se tornou mal e isso pesou no coração de Deus.

Nos dias atuais, a população de homens sobre a terra alcançou mais de sete bilhões de habitantes. Com o multiplicar de homens e mulheres sobre a terra o pecado se multiplica, atingindo proporções gigantescas. Deus olha para a terra e a vê cheia de violência, corrompida e em situação de degradação moral e espiritual que desagrada a Deus. Sabemos pelo relato de Gênesis que Deus decidiu destruir toda a carne porque a terra estava corrompida e cheia da violência dos homens. Gn 6.11-13. Deus fez vir o dilúvio e somente Noé e sua família foram preservados. Deus estabeleceu uma aliança com Noé em que não mais destruiria toda carne por águas de dilúvio. Não mais haverá dilúvio para destruir a terra. Gn 9.11. Sabemos que o juízo de Deus virá sobre toda a carne e no dia da volta gloriosa de Jesus, o Senhor julgará o mundo com justiça e os povos com equidade. O pecado não prevalecerá ante o juízo de Deus. Ele vê que é mau todo desígnio do coração humano e o dia em que Deus julgará o mundo se aproxima. Seremos poupados como Noé o foi porque confiamos em Jesus Cristo como nosso Salvador, porém os incrédulos e ímpios serão condenados e lançados no lago que arde com fogo e enxofre e sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.

 

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

 

 

 

 

 

PAUTA DE ORAÇÃO

 

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).

 

Aurisan (João Maranhão); D. Josefa (mãe Dr. Djalma); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

23 – Jennifer N. Georges Gonçalves

25 – Mariana P. Lopes Santana

26 – João Vitor R. de Oliveira

27 – Jefferson Souza e Silva

27 – Jéssica Souza e Silva

27 – Natália G. Gonçalves

 

TESOURARIA: 14/06/2020

Dízimos Recebidos

21 – 52 – 53 – 74 – 113 – 134 – 140.

 

Ofertas Recebidas

21 – 113.

X