SIMBOLOS DO NATAL
“Ó Deus, dá que o evangelho seja anunciado na língua que meu povo fala – a ricos e pobres; dá que derrame sua benção sobre vales e serranias, em palavras e escritos, até os ranchos mais solitários. (oração da Islândia)
Interessante como necessitamos de símbolos para firmar nossa fé, nossos conceitos sobre algum acontecimento ou mesmo como lembrança de um momento especial em nossas vidas.
Um exemplo claro disso são os símbolos usados no Natal. A árvore enfeitada, o Papai Noel (em alguns países ele é chamado de São Nicolau), a neve sobre o pinheirinho (mesmo não tendo neve no Brasil, fazemos questão de usar algodão de forma estilizada), as Renas e o Trenó, além de vitrines coloridas, ruas e casas enfeitadas com muitas luzes e muito brilho sinalizando vida e alegria.
Mas será que são esses os legítimos símbolos do natal? Creio que não. Gostaria de sugerir aos irmãos que pensassem nesses quatro símbolos que vou listar abaixo.
- A MANJEDOURA – Foi numa manjedoura que o Menino Jesus dormiu serenamente quando aqui nasceu. Veja o que o evangelista Lucas diz no capitulo 2:12 “E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura”. Manjedoura sugere nascimento; o verbo de Deus encarnado; o Emanuel – Deus conosco.
- A CRUZ – Foi numa cruz que o Senhor Jesus remiu a humanidade derramando seu sangue em resgate de muitos. A cruz foi o ponto alto da obediência de Cristo. Veja o que Paulo nos diz em Filipenses 2:5 a 8 “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. Cruz sugere morte e morte expiatória. Significa que fomos remidos.
- O TUMULO VAZIO – Interessante como os acontecimentos se sucederam após a morte do Senhor Jesus. Maria e algumas mulheres vão ao túmulo e o encontram vazio. Correm e contam aos discípulos que também correm para ver o acontecido. Não resta nenhuma duvida: Jesus ressuscitou. O tumulo vazio significa ressurreição e ressurreição significa vitória sobre a morte e sobre o pecado. Mas também significa proclamação. Elas foram e proclamaram a confirmação das verdades ditas pelo Senhor Jesus. O tumulo vazio significa ressurreição e proclamação.
- O TRONO – Outro símbolo importante que poderíamos usar é o trono. Em todo o livro de Apocalipse vemos muito claramente a figura do trono. Jesus é mostrado como aquele que está assentado no trono reinando juntamente com Deus, o Pai. Trono nos dá a ideia de governo, de domínio, de poder. Esta linha de pensamento nos enriquece muito se pensarmos como João e os outros apóstolos pensavam: Jesus reina absoluto junto com o Pai. Este pensamento também nos enriquece no sentido de crermos em Jesus não mais como o servo sofredor, ou como o Jesus que veio, sofreu e morreu pelos meus pecados, mas como o Senhor absoluto da minha vida. Isto me leva a dizer ao Senhor Jesus que tudo o que sou, tudo o que tenho pertence a Ele. O trono me leva a crer na Soberana Vontade de Deus para a minha vida.
Será que esses símbolos não estão mais próximos do verdadeiro sentido do Natal? Nunca deveríamos nos esquecer desses símbolos ao comemorarmos não só o Natal, mas qualquer data do calendário cristão. Não podemos também esquecer que cada símbolo conduz ao outro. A Manjedoura nos leva à Cruz; a Cruz nos leva ao Túmulo vazio e o Tumulo vazio nos conduz ao Trono. O objetivo da manjedoura não é apenas dizer que Cristo nasceu, pelo contrário, o objetivo da Manjedoura é o Trono, ou seja, ela aponta para a maior realidade: Jesus é Rei!
Que este Natal seja diferente para nossas vidas, queridos irmãos e irmãs. Que este Natal seja o Natal do Senhorio absoluto do Senhor Jesus sobre nossa vida e de nossas famílias. Que este seja o Natal da proclamação de um novo tempo com o Senhor Jesus. Que Deus nos abençoe. FELIZ NATAL PARA TODOS!
Rev. Geraldo Silveira Filho
Dezembro 2002
VIDA COMUNITÁRIA
ENFERMOS E CONVALESCENTES
Bráulio (primo da Fabíola); Carminha Prudente; Elza de Faria (mãe dos irmãos Ana Maria e Antônio Sérgio), Ema (avó da Liliana); Família Quinan; Heloisa Miranda; Joaquim (pai da Sra Ângela Naoum); Marcilene Ramos, Maria das Graças (funcionária) e Terezinha (mãe do pastor).
IGREJA
Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias.
OUTROS
Missionários e Seminaristas; Seminários.
ANIVERSARIANTES – 22 a 28/12/02
22 – Nabil Moussa Georges
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
22 – Rev. Geraldo e Liliana.
DATAS COMEMORATIVAS
25 – Natal.
AVISOS
CANTATA DE NATAL
Hoje, teremos duas Cantatas de Natal:
9h00 – Coral Infantil – “O Natal no mundo”
19h30 – Coral Adulto – “Príncipe da Paz”.
Convide seus amigos e parentes e venha celebrar o Natal conosco.
PRESENTE DE NATAL
Se você deseja dar um bom presente de natal, temos uma boa quantidade de Bíblias e livros. Fale com o diácono de plantão ou procure a secretaria da Igreja.
GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO
Todos os Grupos de Estudo estão em recesso.
ASSEMBLEIA
O Conselho convoca a igreja para se reunir em Assembleia Geral Ordinária dia 31, terça, às 22h.
CULTO DE VIGÍLIA
Às 23h, teremos o Culto de Vigília. Durante o culto acontecerá a posse das novas diretorias e dos nomeados pelo conselho para os demais cargos e funções.
UPA
* Foi eleita no dia 15/12, a nova diretoria da UPA (União Presbiteriana de Adolescentes) que ficou assim composta:
Presidente: Déborah Abrahão Naoum
Vice Presidente: Talita Souza Silveira
1.ª Secretária: Isabella M. G. Maciel de Lima
2.ª Secretária: Jéssika Kendsy Herold
Tesoureira: Jessica Naoum Georges
AGENDA 2003
Pedimos aos irmãos que tiveram alguma mudança no seu endereço ou telefone que informe à secretaria para que possamos atualizar os dados para a agenda 2003 que sairá em breve.
PARA REFLETIR
“Cristo fiel, faze-nos seguir a ti, homens fracos que somos. Dá-nos um espírito corajoso e pronto para obedecer, um coração sem temor, munido de fé verdadeira e esperança firme. E se formos fracos, que tua graça nos abra caminho”. Jan Hus, 1369 – 1415 (reformador e mártir Tcheco).
MOMENTO MISSIONÁRIO
ALERTA PARA AS IGREJAS – O nordeste precisa de Jesus! São 44,8 milhões de habitantes; o grande desafio: 43 milhões precisam ser alcançados. Jornais já denunciaram, e o povo que vive a realidade está cansado de saber: o nordeste do país é porta de entrada do turismo sexual no Brasil; tem prostituição infantil, desemprego, analfabetismo, subnutrição, favelas e mortalidade infantil. O sertanejo faz parte de um povo forte, corajoso e lutador, que se adapta facilmente aos lugares mais difíceis. A natureza local e sua carga hereditária lhe treinaram para isto. Porém, diferente do que se pensa, muito dos problemas do nordeste podem ser resolvidos, basta disposição e amor para com este povo. Esta é a missão para qual devemos nos mobilizar. O nordeste precisa florescer pela Palavra que salva, cura, liberta, enfim que muda vidas e situações. Temos a esperança de que a Igreja do Senhor Jesus está atenta a esta situação. Sabemos que muitas missões estão se mobilizando em prol do povo nordestino e muitas delas estão nascendo lá mesmo, afinal o povo nordestino precisa de Jesus!
TRABALHOS DA SEMANA
Domingo
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Coral Infantil – “O Natal no mundo”
19h30 – Coral Adulto – “Príncipe da Paz”
Quarta
19h00 – Reunião de Oração