“Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene.” Am 5.24.

 

O profeta Amós exerceu seu ministério no período em que Uzias reinava em Judá e nos dias em que Jeroboão, filho de Joás reinava em Israel. Neste período houve prosperidade em Judá e também em Israel, porém junto a essa aparente prosperidade, a nação sofria com uma decadência moral e espiritual. Amós denuncia os pecados tanto em Israel quanto em Judá. Embora Israel e Judá eram o povo escolhido de Deus, o povo da aliança, eles não estavam imunes ao juízo de Deus. Amós faz uma solene advertência sobre o castigo de Deus sobre o povo que não guardava os estatutos do Senhor.

A descrição do profeta sobre a condição de degradação moral e espiritual de Israel é impressionante: “porque os juízes vendem o justo por dinheiro e condenam o necessitado por causa de um par de sandálias. Suspiram pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres e pervertem o caminho dos mansos; um homem e seu pai coabitam com a mesma jovem e, assim, profanam o meu santo nome. E se deitam ao pé de qualquer altar sobre roupas empenhadas e, na casa do seu deus, bebem o vinho dos que foram multados.” Am 2.6-8. Os pecados do povo de Deus traziam tristeza ao Senhor. “Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras.” Am 5.21-23. “Ouvi isto, vós que tendes gana contra o necessitado e destruís os miseráveis da terra, dizendo: Quando passará a Festa da Lua Nova, para vendermos os cereais? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras, para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sandálias e vendermos o refugo do trigo.” Am 8.4-6. O Senhor falando através do profeta deseja que em lugar destes atos externos de aparente religiosidade, o juízo corra como as águas; e a justiça, como ribeiro perene. Mais do que atos formais de religiosidade externa, Deus deseja que o seu povo tenha uma vida santa e reta.

Quando observamos o que tem acontecido na nação brasileira, identificamos o cenário com os dias de Amós. Os juízes vendem o justo por dinheiro e condenam o pobre por causa de um par de sandálias. É comum ouvirmos a declaração de que só o pobre vai para a cadeia. Os pobres são desprezados e humilhados. A degradação moral se manifesta na prostituição, no adultério, nas relações sexuais ilícitas. Nos dias de Amós um homem e seu pai coabitavam com a mesma mulher e hoje vemos os abusos de ordem sexual de todas as formas. O Brasil é um país onde a idolatria se manifesta intensamente. Em vez de adorar o Deus vivo e verdadeiro, o povo adora os santos e se prostram diante de seus ídolos. Tudo isto desagrada o Senhor.

A Palavra do Senhor à nação brasileira é a mesma dita nos dias de Amós: “Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene.” Am 5.24. Que possamos ver a nação brasileira prostrada diante do Deus vivo e verdadeiro, buscando cumprir os mandamentos do Senhor, vivendo em retidão e santidade. Que o olhar de Deus sobre o povo brasileiro seja de graça e misericórdia e que através do arrependimento sincero e verdadeiro recebamos em lugar do castigo que os pecados merecem, o perdão de Deus e sua manifestação poderosa e amorosa concedendo bênçãos dos altos céus sobre todos nós.

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

 

 

PAUTA DE ORAÇÃO

 

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).

 

Aurisan (João Maranhão); D. Josefa (mãe Dr. Djalma); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

30 – Cláudia Schneider L. de Souza

30 – Valentina Souza Rodrigues

02 – Josué G. Maranhão da Costa

03 – Naya M. M. Lucy Maciel

04 – Rev. Marcos Agripino C. de Mesquita

 

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

30 – Pb. Georges H. Naoum Júnior e Fabíola

 

TESOURARIA: 21/06/2020

Dízimos Recebidos

08 – 16 – 31 – 33 – 65 – 80 – 95 – 120 – 139.

Ofertas Recebidas

65 – 95.

X