PREGADOR IMPOPULAR
“…e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;” II Pedro 2:5
Noé era um grande pregador, mas não tinha igreja. Seus sermões se transformaram em nada, se perderam com o tempo. As pessoas mudavam a sua mensagem dizendo que era algo sem sentido, que nada do que falava iria acontecer. Riam dele. Noé construiu uma arca em vez de edificar uma igreja. Não havia necessidade de igreja.
Por que Noé foi um pregador tão pouco aceito pelos seus? Porque ele era um pregador da justiça de Deus, o único que restava no mundo. Seus sermões condenavam claramente os pecados dos homens, convidando-os à confissão e ao arrependimento. Além disso informava-lhes que o juízo estava às portas. Noé não permitia que eles se sentissem acomodados dizendo palavras doces, pelo contrário, suas palavras eram duras. Noé não estava preocupado em fazer amigos, mas em transmitir as verdades de Deus. Ele não era um pregador profissional, mas um homem vocacionado. Não julgava o êxito do seu ministério pelo número de pessoas que se convertiam e o seguiam, simplesmente pregava o que Deus ordenara. Que outra coisa ele podia fazer? Andava com Deus e assim ele sabia muito bem o que Deus queria que dissesse.
Pode um pregador hoje em dia andar com Deus e ao mesmo tempo negar as doutrinas básicas da Sua Palavra e opor-se aos credos da história da igreja? Pode um pregador hoje se esquivar dos fundamentos da Reforma? Infelizmente esta é uma prática muito comum na maioria das igrejas. Temos que ter muito cuidado em escolher uma igreja para freqüentarmos hoje. Podemos entrar numa igreja onde Deus jamais tenha entrado, onde não há lugar para Ele no púlpito, onde a verdade se chama mito, especialmente a verdade do seu justo juízo sobre o mundo pecador. A verdade do Evangelho que declara que o pecador pode ser salvo pela fé na justiça de Cristo está sendo trocada pela prosperidade, pelo sucesso, pelo êxito pessoal e pelo acumulo de riquezas terrenas. Que Deus possa levantar homens e mulheres íntegros e sinceros e que realmente andem com Ele, para que a verdade da Sua Palavra seja vivida e pregada entre nós.
ORAÇÃO:
Oh! Senhor, que os pastores de hoje possam caminhar contigo e ouvir que as verdades da sua Palavra devem ser vividas e pregadas. Que eles aprendam a verdade, e nada mais que a verdade – a verdade da justa ira contra o pecado e a verdade de teu amor para com os que confiam em Teu Filho Jesus, em nome de quem oramos. Amém!
Rev. Geraldo Silveira Filho
LITURGIA DO CULTO
Prelúdio
ADORAÇÃO
* Isaias 40:12-31
* Hino 37 – O Santo Nome
* Oração de Adoração
CONTRIÇÃO
Salmo 123
Oração de Confissão
Hino 218 – Vontade Soberana
LOUVOR
* Cânticos 141 – Existe um Nome…
25 – Jesus Tú és…
CONSAGRAÇÃO
Cântico 45 – Venho Senhor…
Oração de Gratidão
EDIFICAÇÃO
Hino 351 – Belas Palavras de Vida
Mensagem: Pb. Joel Gonçalves da Costa
DEDICAÇÃO
* Cântico 140 – Deixa que Cristo te envolva…
* Oração e Bênção
Poslúdio
* Congregação em Pé
VIDA COMUNITÁRIA
POR QUEM ORAMOS:
Enfermos: Abdallah Naoum, Rev. Aristeu, Aída Ribeiro, Arlindo (pai do Willian), Cotinha, Cristina e Eliane Quinan, Heloisa Miranda, Magda (mãe da Fabíola), Rafael (primo da Fabíola) e Rosa Falluh.
Aniversariantes de 20 a 26/01/02:
Dia 20 – Georges Habib Naoum;
Dia 23 – Bruno Rafael Felicíssimo Pimenta;
Dia 26 – Aline Alves Cardoso Gonçalves
Dia 26 – José Antônio Almacinha Costa.
Igreja: Irmãos em viagem; Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos, Famílias da Igreja.
Outros: Missionários e Seminaristas; Seminário Presbiteriano Brasil Central; Michele e Thais Quinan.
Prezado Visitante – A você que já é membro de outra Igreja Evangélica, a nossa gratidão por sua visita. A você que está à procura de uma vida mais próxima de Deus, colocamos a nossa comunidade a sua inteira disposição, esperando vê-lo em nosso meio outras vezes.
AVISOS
ESCOLA DOMINICAL
As pessoas interessadas em dar aula para crianças na Escola Dominical, avise à secretaria até amanhã, dia 21.
GRUPOS DE ESTUDO
Em virtude das férias e vários irmãos estarem viajando, este mês todos os Grupos de Estudo estarão em recesso.
por quanto tempo devemos orar?
Na vida de Intercessão nenhuma tentação é tão comum como a de deixar de perseverar. Começamos a orar por determinada coisa; apresentamos as nossas petições por um dia, uma semana, um mês; então não recebendo nenhuma resposta definitiva, cessamos inteiramente de orar pelo assunto. É uma falta de proporções incalculáveis. É nada mais, nada menos do que o velho costume de começar as coisas e não acabar. Ele é prejudicial em todas áreas da vida… Quem começa a orar por um assunto e não persiste até obter segurança da sua resposta está formando na vida de oração o hábito de fracassar. Desanimar é fracassar… Mas alguém dirá: “Então por quanto tempo devemos orar? Não chegamos a um ponto em que devemos cessar de pedir e deixar o assunto nas mãos de Deus?” A resposta é: ore, até receber o que pediu, ou então, até ter a certeza, no coração, de que o receberá. Participe conosco das Reuniões de oração: Domingo – 8h30 e quarta – 19h.
Colaboração Pb. Pedro Prudente
NOTA DE AGRADECIMENTO
Os irmãos Guilherme e Brenda (amigos do pb. George Jr), agradecem as orações da Igreja pelo seu filho João Paulo. Ele saiu do hospital, mas está sobre cuidados médicos. Pedimos aos irmãos que continuem orando pelo restabelecimento do João Paulo e seus pais.
MOMENTO MISSIONÁRIO
Continuação do “Que é um povo” – ALCANÇANDO UM POVO
- Povo não alcançado – Um grupo humano (povo) dentro do qual não existe uma comunidade de crentes que dispõe de pessoas ou recursos suficientes para evangelizar o restante do próprio povo e, portanto, precisam de um esforço missionário de fora, principalmente transcultural.
- Povo fronteiriço – Sinônimo de “povo não alcançado”, o termo enfatiza a necessidade de alguém atravessar certas barreiras culturais ou linguísticas que separam um povo dos demais onde já existe uma igreja que pode alcançá-lo.
- Povo oculto – em termos bem práticos; é o grupo que está fora de vista e consideração (atenção) da Igreja de Jesus Cristo, mesmo que se encontre em seu alcance geográfico. Sinônimo de “povo não alcançado”.
TRABALHOS SEMANAIS
Domingo – dia 20/01/2002:
8h30 – Reunião de Oração
9h – Escola Dominical
19h30 – Culto
Quarta – dia 23/01/2002:
19h – Reunião de Oração
Domingo – dia 27/01/2002:
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto
Maiores informações na secretaria da Capela, ou pelo telefone 324-7047.